Inspiração do Dia: Sobre Ser Feminista...

Preciso confessar, neste humilde Diário Online, o medo que tenho da palavra "feminismo". Caso é que fico sem saber direito o que as pessoas querem dizer, exatamente, com isso.

Eu, particularmente, associo feminismo àquele movimento pioneiro (e importantíssimo no processo de valorização da mulher), onde foram queimados sutiãs e rechaçados todos os itens associados à feminilidade.

Porque a mulher necessitava ter suas opiniões respeitadas tanto quanto as de um homem. Porque a mulher queria se igualar ao homem. Algo digno, considerando que alguns direitos só são conquistados com radicalismo.

Claro que isto não pretende ser uma crítica, mas o que não sei de fato é como entender todo este movimento feminista contemporâneo.
Por exemplo, se você me perguntar se sou feminista... 
Se você me perguntar se sou feminista, provavelmente responderei com um sonoro... "Depende! O que é o feminismo pra você?".


O que tenho claro em minha mente é que sou mulher. E apesar de minha convicção de que, como ser humano, tenho direitos tanto quanto os do gênero masculino, eu simplesmente não quero ser um deles!

Mas provavelmente sou feminista... quando quero ter minha opinião respeitada, mesmo portanto meus correspondentes femininos.
Provavelmente sou feminista enquanto quero ser ouvida com atenção, mesmo vestindo saias.
Provavelmente sou feminista enquanto quero ser considerada inteligente, mesmo usando maquiagem.
Provavelmente sou feminista enquanto entendo que minha opinião deve ser considerada relevante, mesmo calçando salto alto.
Provavelmente sou feminista enquanto quero ver respeitado o meu direito de ser mãe, esposa, amiga, mulher sensível... e ao mesmo tempo ser considerada uma executiva profissional, recebendo salário correspondente ao meu esforço, não ao meu gênero.

Sou feminista, sobretudo, ao querer que um homem entenda, de uma vez por todas, que quando nós, mulheres, ganhamos uma negociação, ou quando vencemos um embate, é porque temos poder de argumentação, não porque portamos certos "atributos femininos".

E, finalmente, sou feminista quando defendo o direto de a mulher ser o que ela quiser, como ela quiser, quando ela quiser, sem ter que se importar muito com as ditas "convenções sociais" - sempre lembrando que o nosso direito termina onde começa o direito do outro.

Sim... Se ser feminista é sinônimo de entender que temos vantagens iguais, mesmo sendo diferentes, provavelmente sou feminista.

Sempre lembrando que sou, acima de tudo, mulher... E, portanto, tenho essência feminina.
E é a favor dessa minha essência que continuo amando receber flores...
É a favor dessa minha essência que aceito a gentileza masculina de me abrir a porta do carro, de me puxar a cadeira à mesa, de me "proteger" na multidão...
É a favor dessa minha essência que quero ver legitimado o meu direito de usar vestido, peep toe e maquiagem...
... Sem sofrer preconceitos por parte de homens. Sem sofrer preconceitos por parte de mulheres.

É o que tenho a declarar sobre minha feminilidade... 
Ops!
É o que tenho a declarar sobre meu ideal feminista.

Abraços e Beijos!

Adna Maria.

4 comentários

  1. Eu não sou feminista, sou humanista, e até entendo e respeito em partes o movimento que de alguma maneira ou de outra tenta dar mais voz às mulheres, contudo eu não sou adepta dos movimentos atuais, acho que as militantes de hoje cometem alguns ''erros primários'' e meio que querem forçar a barra a e achar tudo que acontece de ruim com elas é culpa do patriarcado e do machismo...Aliás muita coisa é taxada de machismo sem ser. ´

    É um tema complexo, falar sobre é falar da estruturação da humanidade desde seus primórdio.

    Na verdade acho que não só as mulheres sofrem julgamentos sociais, qualquer um sofre,

    Mas é uma opinião minha, respeito quem é.

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Sofre mulher, pobre, negro, homossexual... Mesmo que alguns preconceitos estejam velados, não podemos negar que o negócio existe...
      Mas concordo com você que alguns dos que se dizem vítimas da estrutura social acabam querendo forçar uma barrinha mesmo...
      Beijos, lindaaa!

      Excluir
  2. *Desculpe os erros ortográficos, estou pelo celular hahaha e no escuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      Que nada! O importante é que entendi suas colocações.
      Beijoos!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...