SFC: Livro "O Serrote" - Lançamento

Pessoas mais lindas da minha vidaaa!!

Aconteceu ontem, aqui em Boa Viagem, o Lançamento de "O Serrote", primeiro romance da Médica Dermatologista, Pintora e Escritora, Adeíza de Alencar Branco.

Aí tu jurava que eu ia perder, né? Mas é claaarooo... que não! Fui lá conferir tudinho. Consegui livro, autógrafo e, ainda, uma mini entrevista com a Dra. Adeíza, pessoa suuuper simpática que é. 

Simbora conferir?
Lendo o Dia (no caso, eu): Dra. Adeíza, qual foi a sua motivação pra escrever este livro?
R. A família da minha mãe é toda do interior (de Pernambuco), e eu sempre ia passar as férias por lá, quando era criança. Assim como a família do meu pai é de Maceió, e eu sempre passava as férias do meio do ano com eles... Então eu ouvia as histórias de meus avós...
E essas histórias ficaram gravadas na minha cabeça... E, há uns três anos atrás, de repente deu vontade de juntar essas histórias e fazer um romance. Então escrevi esse romance, passei algum tempo corrigindo ele e juntando algum dinheiro pra poder editar. Porque editar através das editoras é muito difícil. Então, fiz por produção própria e editei, tratei a diagramação, a correção... Eu que fiz as ilustrações... E ficou um romance bem interessante...

LD: Mais ou menos quanto tempo durou todo esse processo?
R. Eu brinco dizendo que vomitei esse livro em 1 mês...

LD: Em 1 mês?!
R. Em 1 mês. E passei três anos corrigindo ele... (risos). Ano passado resolvi realmente publicar e comecei a juntar algum dinheiro... E, por minha conta, eu falei com uma diagramadora, meu irmão fez a capa, contratei uma pessoa pra fazer a correção e resolvi passar pra frente... É uma história muito gostosa!


LD: Então é um romance bem nordestino...
R. É um romance nordestino que se passa na década de 70. Então, quem tem 50, 40 anos, vai se encontrar em algumas partes desse romance. E o pessoal mais jovem também vai se encontrar por aqui...

LD: Entendi... Então acho que é isso... Você teria mais alguma coisa pra dizer sobre o livro?
R. Ah, eu... assim... (carinho)... Poxa, é uma coisa tão legal da minha vida... E toda vez que eu o leio... É muito engraçado, isso... Toda vez que eu o leio, eu rio... Eu acho graça das coisas, entendeu? Então eu acho que se as pessoas conseguirem ler esse romance, vão achar interessante... vão achar graça. Principalmente as pessoas entre 50 e 40 anos, que viveram as décadas de 70 e 80... Uma década linda, essa nossa...

Eu: Que é o meu caso também... (nasci em 82, para os mais engraçadinhos não pensarem que tenho 50 anos... hahaha)
R. (risos)... Espero que você goste...

E assim findou-se a entrevista... E essa pessoa coisada, que sou eu, esqueceu de perguntar pra ela aonde o livro seria vendido, já que é uma produção independente, né?
Mas eis que... tãdãdãdã... Consegui entrar em contato com a produção, na pessoa de Jayra, sua assistente, e esta me disse  que, a princípio, os livros serão vendidos no consultório mesmo (81.3467-8997, a quem interessar possa), depois haverá outro lançamento na Bahia e, depois, provavelmente, será vendido na Saraiva. Obrigada, Jayra!

E eu sei que esse post vai ficar enooormee de grande, mas agora vamos à sinopse do livro:
Um lobisomem, um anjo, uma alma casamenteira, um vaqueiro herói: são personagens insólitos e curiosos, vistos aqui pelos olhos de uma adolescente criada na metrópole e que experimenta uma viagem de muitas descobertas às paragens distantes do sertão nordestino. Neste livro você vai encontrar mistérios escondidos no cenário rústico da caatinga, uma terra castigada por estiagem, e ainda assim cheia de encantos. Vinda de São Paulo para visitar a fazenda dos avós, Analis encontra o companheirismo nas brincadeiras compartilhadas com os primos, mas também conhece o sofrimento dos habitantes da região, diante de uma vida de agruras. Ao participar de uma novena itinerante organizada pelas pessoas mais velhas da família, ela é apresentada a figuras que parecem desafiar a realidade e se envolve em diversas aventuras. A jovem enfrenta as emoções carregadas de conflitos provocados pelo primeiro amor e é desafiada a solucionar um enigma envolvendo acontecimentos aparentemente inexplicáveis que atormentam os moradores da localidade. Toda essa trama, carregada de surpresas, vem em forma de uma prosa leve e fluente, enredo que envolve e conquista leitores de qualquer idade. A cada capítulo, novos detalhes se revelam, prendendo a atenção até a última página.

Vou confessar pra vocês que estou muito curiosa a respeito desse livro... Além de ser lindo, ele fala de uma cultura que muito me interessa... A minha mesma! hahaha

Aos observadores de plantão, um recado: Este não é um publieditorial, tá? Aliás, eu ganhei o livro de meu próprio namorado, e não tenho nenhum tipo de parceria com a autora... Só pra deixar claro! O meu interesse no livro consiste no assunto "cultura nordestina" (quando Sérgio - esposo de Jayra e meu colega - leu a sinopse pra mim, por telefone, me interessei de pronto). E se eu estou divulgando por aqui, é com o intuito de levar a nossa cultura a outras pessoas... ProntoFalei!

Assim que lê-lo, darei minhas impressões beem aqui, como de praxe.

Agradecimentos: Quero agradecer muito à Dra Adeíza, pela entrevista; à Jayra e Sérgio, pelo convite; e a Evandro Prazeres, pelas fotos e suporte.

Abraços e Beijos pra Todooo Mundooo!

Adna Maria.

4 comentários

  1. Menina, fiquei interessadíssima no livro! que coisa mais linda. E saber que ela quem fez os desenhos também é algo tão bacana. Adorei Adna!
    Já quero demais (não tem nem no skoob né haha)
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina! Tô interessadíssima em lê-lo! Fiquei muito curiosa com essa sinopse!
      Assim que ler, vou ver se posto alguma coisa no meu desatualizado skoob. kkkkkk
      Beijooss!!!

      Excluir
  2. Gostei muito, mas que sorte a sua hein... conseguiu uma entrevista!!!
    Vou dar uma pesquisada. Tbm comecei a escrever um livro, mas acho que vai levar uns 2 anos e tbm vou apostar na auto publicação.
    bj
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... E eu já doidaaa pra ler teu livro e divulgar aqui no Lendo o Dia! Hahaha
      Beijooss!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...