SFC: Inferno, de Dan Brown - Resenha

Eu gosto de Dan Brown. Gosto mesmo. Apesar de dizerem por aí, com alguma propriedade, que ele é um autor de fórmula pronta, acho o máximo que ele alie conhecimento, história, assuntos polêmicos e aventura, em seus livros.

Eu não sou crítica literária, nem pretendo ser. Entendo um livro como mera leitora... O avalio pelo simples fato de eu ter gostado ou não, de ser tragável ou intragável, de ter bom ou mau vocabulário... Algumas vezes (principalmente quando não gosto muito da ideologia apresentada) me coloco no lugar do autor e tento imaginar o quê, exatamente, ele quis nos passar com aquilo... 

E é nessa vibe que vim falar de Inferno, este livro que tem como pano de fundo a Divina Comédia, de Dante Alighiere.
Em Inferno, Robert Langdon acorda em um hospital italiano, desmemoriado. Ele não sabe quando, como, muito menos quais foram os motivos que o fizeram deixar os Estados Unidos. Descobre, além de tudo, que alguém quer matá-lo... apesar de, obviamente, não saber por quê.
É com a ajuda de uma jovem médica, chamada Sienna Brooks, que Robert foge de seu agressor, para tentar desvendar todos os mistérios que o envolvem no momento.

Ao longo de sua fuga aventureira, e sempre ao lado de sua inteligentíssima ajudante, Robert descobre a existência de um famoso bioquímico, estudante aficionado do Inferno de Dante, que resolve que a população mundial estará extinta em pouco tempo, se o aumento populacional não for refreado.

Para frear o aumento populacional, ele sugere que... pode tirar seu cavalinho da chuva que eu não vou falar... hahaha...
O Melhor do Inferno... é que, além de nos apresentar à Divina Comédia, ele também nos conduz a pontos turísticos, bem como nos mostra obras de arte italianas... Algumas descrições me levaram de fato a querer conhecer melhor aquele país... E tudo isso com muita aventura (mas acho que isso já falei, né?).

Algo que me interessou deveras aqui foi uma organização chamada "Consórcio", responsável por ajudar o "cientista maluco" a se esconder do mundo para dar seguimento a seus planos mirabolantes. Também responsável pela caçada de Robert.
Mais interessante de tudo é saber que essa Organização de fato existe, para fins de assuntos legais ou ilegais, e de fato faz esse tipo de servicinho, para governos e todo tipo de gente poderosa.
Outro assunto abordado, também super interessante, é a questão do crescimento populacional irrefreado e suas prováveis consequências, considerado o alto consumo de recursos naturais, assim como a rápida proliferação de doenças.

O Trans-humanismo é outro ponto discutido por aqui. Este diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas à saúde e à medicina, para fazer crescer exponencialmente a expectativa de vida.
Além de tudo isso, o livro ainda me vem cheio de surpresas! O "nada do que foi, será", de Lulu Santos, descreveria bem essa obra. Vou dizer que Dan Brown me enrolou algumas vezes durante a narração... e eu só vim perceber isso quando o negócio estava escancarado nas minhas fuças... Gostei disso!

O ponto negativo do livro... são as quase  intermináveis descrições do autor... Sério, Dan (porque eu sou íntima), não necessitava usar capítulos inteiros pra descrever tanto, né? Cansou um pouquinho, meu véi...

Claro que isso não desmerece a obra como um todo. O livro de fato traz assuntos interessantíssimos. E eu super o indico pra todo mundoo!

Ficha Técnica:

Livro: Inferno
Autor: Dan Brown
Páginas: 448
Ano de Publicação: 2013
Gênero: Ficção
Editora: Arqueiro
Encadernação: O meu é Brochura, mas saiu uma edição  linda, ilustrada e de capa dura, que eu acharia bem legal ter em minha estante, não fossem seus 59,90 preços.
Comprei em: Livraria Cultura Site
Preço: R$ 27,00
Estrelas: 4,8
Indicação: Para todos os que gostam de Ficção, com fundos de verdade... hahaha

Abraços e Beijos!

Adna Maria.


4 comentários

  1. ahhaha pior que a descrição dele é bem cansativa MESMO... tanto que nunca consegui terminar de lê-lo por causa disso... infelizmente, eu sei kkkk
    Comecei a ler Anjos e demônios. Sou apaixonada pelo filme, mas enfim, não terminei.
    Gostei demais da resenha. Engraçadinha, fiquei curiosa com a "sugestão" kkkkkkkkk
    E fiquei super curiosa também com O Consórcio... gente, adoro essas teorias malucas hahahahaa
    Beijooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... Foi triste, Dani...
      Meninaaaa, também adoooroo essas teorias malucas... kkkkkk
      Tô pra começar Anjos e Demônios... Dando apenas um tempo de Dan, porque cê sabe, né? rsrsrs
      Beijooss!!!

      Excluir
  2. bom, pra evitar um crescimento desenfreado da população, bora capa todo mundo e deixar de fazer se..... rsrs tu entende né?! pelo que li da resenha, esse fato da população crescente é o tema do livro. Adorei a resenha, bem interessante. bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaaaa, Danny!! Hahaha
      Beijos pra tuuu!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...