SFC: Lendo meu Primeiro Mangá - Gen Pés Descalços

E finalmente hoje estou trazendo minhas impressões sobre a Leitura de meu Primeiro Mangá. Pois é, pois é, pois é... 


Primeiro de tudo, para os que não sabem, Mangá é uma espécie de quadrinho japonês, com representação gráfica própria e lido de forma um tanto diferente da nossa. Essa diferença consiste em ler o "quadrinho" de trás pra frente, e da direita pra esquerda, como falo bem aqui nesse vídeo:


Preciso confessar que nunca tive muita vontade de ler Mangás até ler O Último Trem de Hiroshima. Caso é que esse livro me apresentou Gen, um garoto que teve que aprender desde cedo a lidar com a dor e assumir responsabilidade de gente grande.

Gen Pés Descalços, portanto, é uma autobiografia de Keiji Nakazawa, contada em forma de quadrinhos. Este primeiro volume vai de Abril de 1945 (época em que a família de Gen estava completa, mesmo sofrendo os horrores da guerra) até Agosto, quando do lançamento da Bomba (sendo mais precisa, a bomba foi lançada às 8:15 h, do dia 06 de Agosto de 1945).

O autobiografia foi lançada em 1970, época em que o mundo (incluindo alguns japoneses) ainda desconhecia os efeitos das bombas sobre Hiroshima e Nagazaki. Esse Mangá foi, portanto, um dos meios mais importantes de divulgação dos horrores provocados pelas bombas nucleares. E é justamente com o objetivo de divulgação que, hoje em dia, a obra pode ser encontrada em diversas bibliotecas escolares de vários países.

Como falei no vídeo, algumas coisinhas me incomodaram nessa leitura. A exemplo de:

1. Linguagem: achei um tanto simplória. 
2. Os traços: não que eu seja artista, nem conhecedora dessa arte, mas às vezes olhava pro rosto do desenho e não via sua expressão condizente com o que estava sendo dito... se é que vocês me entendem...
3. Violência Doméstica: Hahaha... O fato de, de uma hora pra outra, os pais baterem nos filhos, ou os insultarem com adjetivos como: "idiota!" me incomodou sobremaneira (eu os chamaria de bipolares, se vivessem na época de hoje).


Tirando essas pequenas coisas, acho que a obra vale super ser lida. Pra gente conhecer um pouco de história, de forma fácil, e pra gente conhecer os horrores provocados pela bomba atômica... antes de desejarmos algo do tipo caindo na cabeça dos norte-americanos, por exemplo... É... Por incrível que pareça, ainda tem gente desejando esse tipo de barbaridade hoje em dia...

Ficha Técnica:

Coleção: Gen Pés Descalços
Autor: Keiji Nakazawa
Gênero: HQs
Encadernação: Brochura
Páginas: 280
Ano Lançamento: 2011
Comprei em: Submarino
Preço: R$ 18,00
Estrelas: 4,5 estrelinhas, por causa de todos os contras mencionados. 
Nível de Indicação: Altíssimo! Apesar dos contras mencionados, a leitura vale muitooo à pena.

Abraços e Beijos pra Todo Mundo!

Adna Maria.

4 comentários

  1. Respostas
    1. Que bom que tu gosta, Camilaa!!! rsrs
      Bjos, lindaaa!!

      Excluir
  2. eu nunca li manga. Só gibi :) rsrs meu irmão que gostava dessas coisas...
    bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um amigo que não gosta de livros normais. Mas se tu der um mangá pra ele, pronto. A vida dele tá feita! kkkkk
      Beijos, Danny!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...