Inspiração do Dia: Uma Palavra Sobre Política, Nordeste e Preconceito!

Oi. Prazer!
Eu sou Adna. Tenho 32 anos de idade. Nasci na periferia. Fui criada na periferia. Na periferia moro até hoje. Meu pai é Pedreiro. Minha mãe é Dona de Casa que nunca teve sua Carteira de Trabalho assinada. Eu fiz Escola Técnica e Universidade Pública, mesmo mainha achando que essas eram coisas pra rico...

... E devo esclarecer que o curriculum àcima só foi postado para que ninguém venha aqui me tachar de patricinha ou playgirl... Eu só sou uma  pessoa, pobre, que lutou e até hoje luta pelos seus objetivos.

Pois é. Sou nordestina e NÃO votei em Dilma nessas eleições.
Não é que ter votado em Aécio me encha de orgulho.  Meu voto em Aécio foi apenas reflexo da minha insatisfação com o governo atual e fruto do meu dever de não me abster das decisões políticas tomadas nesse país.

DEMOCRACIA E PROGRESSO...

Vou confessar que, quando do Primeira Turno dessas eleições, meu voto foi empregado em Marina Silva. Mas essa escolha também não foi pautada na ideologia de que Marina seria a salvação para nosso país. Sinceramente, penso que a corrupção está tão arraigada no meio de nosso Povo que qualquer que venha nos salvar será "queimado e jogado no fogo do inferno" - com toda essa redundância mesmo.

Sim. Tenho em mente que o Governo sai do Povo e que, neste caso, o Povo é corrupto. E não precisamos nem chegar muito longe nas palavras pra provar isso não... Porque a corrupção é fomentada todos os dias, e mais contundentemente a cada dois anos, quando vendemos nossos votos por míseros R$ 30,00... Ou quando nos dispomos a ir à caça de eleitores pra um candidato a vereador, ou prefeito, ou deputado, ou... Enfim, quando vamos à caça de votos por uma (apenas a nossa) rua asfaltada,  ou uma (apenas a nossa) cesta básica, ou uma (apenas a nossa) vaga no gabinete...

E isso, meu amigo, isso acontece tanto na Paraíba quanto no Acre, e tanto em Roraima quanto no Rio Grande do Sul... E em todas as demais terras inclusas nesses quatro cantos.

Mas, então... Se penso que não há um salvador, por que eu quis mudança?

1. Porque não acredito em Políticas Assistencialistas. Acho que assistencialismo é programa pra quem não tem interesse em mudar os rumos de um país e fecha a boca do pobre povo com programas como o Bolsa Família, por exemplo. E ninguém venha me dizer que o Bolsa Família é um incentivo para os pais manterem os filhos na escola. Além dessa manutenção não funcionar direito (não adianta ir pra escola e não aprender nada), conheço gente que recebe o auxílio pelo simples fato de não ter anotação de contrato de trabalho na CTPS. Além do mais, já entrevistei gente que saiu de um emprego pra não ter sua Carteira de Trabalho assinada... Por causa do câncer do BF. Ok. Entendo que existam pessoas que necessitam desse tipo de auxílio pra sobreviver, a exemplo de famílias paupérrimas que moram no interior do país. Entendo. Então tiremos o benefício da gente da cidade. Daqueles que tem condições de trabalhar para manter sua família e não o fazem...

2. Acredito mesmo que construir 300, 600 ou 900 faculdades não adianta muita coisa se não tivermos Ensino Fundamental de qualidade (talvez essa qualidade no ensino ajudasse de alguma forma a não precisarmos importar médicos de Cuba, por exemplo? Tantas faculdades não foram construídas no interior do Brasil? E por qual motivo não há médico brasileiro no interior?). Muita gente está na faculdade hoje em dia, através de cotas que apenas camuflam o fato de não termos Ensino de Qualidade neste país, sem nem saber escrever ou ler direito!

3. O PT coloca, neste momento, algumas de suas responsabilidades sociais em cima dos empresários brasileiros, sufocando empresas que, a essa altura do campeonato, ou já faliram ou estarão para falir a qualquer momento, assegurando um alto índice de desemprego. Acreditem, esse lance de desoneração de folha de pagamento pode não ser lá essas vantagens, a depender do faturamento de uma companhia... 

4. A saúde pública não vai nada bem. Ao passo que planos de saúde privada estão falindo um após o outro. Ou seja, o governo não cuida da saúde pública e não oferece subsídios para a saúde privada. Tenho plano de saúde e sei quanto sofro com ele.

5. À medida que as empresas vão quebrando, mais concursos vão sendo realizados (para o emprego de pessoas em empresas públicas corrompidas, diga-se de passagem). Se o negócio continuar desse jeito, daqui a algum tempo ou se trabalha pra o governo ou se depende apenas dos R$ 100,00 do bolsa família (coisa que não faz economia nenhuma girar), e/ou simplesmente passa-se necessidades (será que vejo Cuba por aqui?). Além disso, vamos combinar que alguns dos funcionários públicos (e alguns não são todos, deixemos claro) apenas "mamam nas tetas" do governo. São pessoas que não trabalham, mas recebem seu dinheirinho nada suado todo o final de mês, às nossas custas.

6. O Governo Lula foi bom. Lula deu oportunidades tanto a ricos quanto aos pobres. Mas acho mesmo que o PT já teve seu momento. E esses dois últimos anos só tem nos mostrado isso. Vejo na veneração do Povo pelo PT (que se coloca como o salvador da gente pobre) um perigo para o País. A coisa tá mais ou menos semelhante ao sentimento dos alemães para com o Partido dos Trabalhadores Alemães. Hitler podia pintar e bordar que estava sempre certo, ele era o salvador da Pátria. Resumindo: pra mim é muito perigoso que um partido fique por tanto tempo no poder. Daqui a pouco o povo tá clamando "Heil, Lula!" por aqui. 

7. Agora me responda você. De que adianta termos subsídios para comprar carro, se a gasolina aumenta cada dia mais? Se as estradas são esburacadas? Se o trânsito não facilita a vida de ninguém? Ok. Eu tenho um carro. Mas ele passa a maior parte do tempo parado na garagem...

Revista Veja, 03/04/2014
8. Os impostos são caríssimos! E o Brasil é um dos países onde os impostos arrecadados menos se convertem em benefício para a população. Cara! Ficamos atrás até da Argentina  nessa briga! E isso penaliza tanto as maiores quanto as menores rendas. Eu tive a oportunidade de construir uma empresa de pequeno porte e tive uma pequena ideia de quão difícil é manter uma empresa nesse país. Nós vemos suor se verter em lágrimas todos os dias, para, no final do mês, pagarmos somas exorbitantes somente de impostos. E impostos caros encarecem o produto.

9. O que eu vejo hoje em dia é uma guerra entre empregados e empregadores... Guerra essa fomentada por partidos socialistas... Mas, gente, na boa? Sem empresas, como teremos empregados? Sem empregados, como ter dinheiro? Sem ter dinheiro, como consumir? Sem consumir, como é que a economia vai girar como se deve, nesse país?

10. Não quero ser guiada por programas de manipulação de massa, nem por ciclos viciosos que estagnam a economia. Eu quero educação de verdade, saúde de verdade, emprego de verdade, economia projetada de verdade. Eu quero viver melhor.

Esses são alguns dos motivos pelos quais não voto no PT... Mas isso não quer dizer que eu esteja de todo certa nas minhas colocações.

E o que meus conterrâneos que votaram no PT pensam?

1. Eles veem pelo olhar mais social do partido. Pra eles, o Bolsa Família é um projeto de distribuição de renda importantíssimo, à medida que D. Zefinha (que recebe o BF pra manter o filho na escola) vai à barraca de seu Ciço para comprar alguns itens para sua sobrevivência - com o dinheiro do BF, dinheiro esse que, antes, ela não teria de onde tirar. Seu Ciço, por sua vez, pega esse dinheiro e vai ao grande mercado atacadista, repondo sua prateleira.  Por consequência, esse grande atacadista compra da fábrica ou do produtor rural. E assim o dinheiro gira. 

2. Educação: O PT tem uma visão diferenciada para a educação. O governo criou Escolas Técnicas e Universidades Federais, coisas que lhe competem  pela lei de diretrizes e base para a educação. E, inclusive, muitas dessas Faculdades e Escolas foram construídas no interior do país, evitando que estudantes do interior se desloquem para a capital para a realização desse feito. Além do mais, programas como o PROUNI e o PRONATEC, de parceria público-privada, são inteligentíssimos (de acordo com os amigos petistas). Esses programas utilizam vagas que já existiam nas universidades privadas e as repassam para alunos que não podem pagar faculdade. Bom para o estudante e bom para o empresário.

3. Economia: Houve redução de IPI para compra de carros zero, o que triplicou as vendas e a produção no país. Além do mais, o Minha Casa, Minha Vida aqueceu o mercado imobiliário de forma tal que faltou mão de obra no mercado. Economia aquecida é sinônimo de mais empregos, mais lucros para empresários, demanda para os empreiteiros e, principalmente, oportunidades para os menos abastados adquirir um desses bens.

4. Unidades da Federação: Falando particularmente de Pernambuco, este foi um dos Estados que cresceu assustadoramente durante o Governo de Eduardo Campos. Mas isso só foi possível devido ao investimento maciço do Governo Federal.

5. Política Externa: Paramos de ser subservientes aos países ditos poderosos. O Brasil saiu ileso das grandes crises econômicas mundiais, devido à valorização do capital interno e a não dar ouvidos a especuladores. O Brasil atualmente paga sua dívida externa e recentemente formou um banco junto ao Bloco Econômico Brasil, Russia, India e China (BRIC). Tudo isso enquanto a Grécia chegou à bancarrota e a Espanha, que era o destino mais procurado dos brasileiros na Europa para trabalhar, quase quebra.

6. Saúde: A grande pergunta que os petistas fazem: É melhor com ou sem o Mais Médicos? Sabe-se que mesmo prefeituras pagando um salário razoável aos médicos (financiadas pelo Fundo Nacional da Saúde), estes não se interessam em ir para o interior. O Programa levou médicos para onde ninguém queria ir.

7. Olhando para Nós Mesmos: Antes ninguém tinha peito pra tirar dinheiro dos bancos e fazer a economia rodar. Com o dinheiro centralizado, as pequenas empresas simplesmente não existiam e todos dependiam dos bancos para respirar. Hoje a produção aumentou. A produção fez com que a oferta se mantivesse em um nível aceitável. Nós temos uma das dez maiores empresas do mundo, a Petrobras, enquanto entregamos de mão beijada a Embraer, CNS, Embratel e Vale do Rio Doce. Houve expansão do serviço público e fortalecimento dos bancos estatais (os mesmos que financiam os programas sociais).

É por esses e outros motivos que os petistas votaram no PT... Mas isso não quer dizer que meu amigo Josenildo (petista roxo) esteja de todo correto em suas colocações.

Como veem, assim como eu não votei em Dilma por um ideal, meus conterrâneos votaram em Dilma não por ela ter um belo sorriso, ou por ela ter uma boa aparência, ou (muito menos) por ela falar bem... Eles votam nela porque ELES tem um ideal. E esse ideal precisa ser respeitado. Mesmo que a gente não concorde, mesmo que argumentemos, repliquemos, trepliquemos... Essa é a ideologia deles. E a diversidade de ideologia é que faz a beleza da democracia.

Não dá pra sair por aí xingando pessoas, atingindo pessoalmente cada um com adjetivos como: "burros, jumentos, vai pro nordeste ebola...", pelo simples fato de elas não pensarem igual à gente. Porque aí estaremos abrindo espaço para sermos xingados também, a partir do momento que começarmos a pensar diferente do outro.

Gente que não entende... A diversidade de nossa cultura, a beleza de nosso dialeto, a nossa união...

E o que acontece quando não respeitamos a opinião de outras pessoas? Nós ficamos intolerantes. E se ficamos intolerantes, perdemos a razão. E se perdemos a razão, nós vamos agredir a outra pessoa. E se agredirmos a outra pessoa, nós simplesmente vamos perder o respeito dos outros...

Eu poderia ficar falando aqui de quão pequena é uma mente que não entende a riqueza da diversidade cultural de nosso país... Gente que se agarra a momentos como esse para colocar toda a sua raiva e o seu preconceito pra fora... E assim tentar explicar o inexplicável...
Os nordestinos são burros e preguiçosos por terem elegido o PT? Como? O Nordeste é apenas o segundo colégio eleitoral do país. Não daria pra eleger Dilma apenas com nosso voto...

Sinceramente, não entendo esse tipo de mentalidade (nem quero entender, pra ser bem sincera), mas não quero abrir ainda mais espaço pra essa guerrinha, entre Sul e Nordeste, que acometeu o país, pós-eleições. Até porque tenho amigas maravilhosas de outros Estados, que sentem um carinho enorme por nordestinos.
TENHO CERTEZA que essas mentes pequenas, pertencentes a uma minoria que precisa pensar um pouco mais fora da caixa, não representam a grande maioria de Pessoas que entendem o que é o Nordeste. Além disso, estive em São Paulo ano passado e fomos, Evandro e eu, super bem recebidos pela galera toda. No Centro de São Paulo sempre encontramos alguém que tem um parente, ou um parente de um parente, ou o parente de um amigo de um parente, nordestino... rsrs

Desculpa por um texto tão longo... Mas eu precisava desentalar.

Agradeço especialmente ao meu amigo Josenildo Gomes, por ter me ajudado a entender um pouco do pensamento petista (com as suas colocações àcima)... apesar de continuar não concordando com eles.

Abraços e Beijos Pra Todo Mundo!

Adna Maria.

11 comentários

  1. Taí guria falou muito mas falou tudo rrs
    Brincadeiras a parte, tu está coberta de razão em tudo que disse, eu também não votei, não votarei nesse partido, porque apesar de tudo muito bem descrito por sinal, eu não tenho o mesmo pensamento que eles.

    Penso que ao invés de bolsa isso ou aquilo deveríamos dar educação a nível técnico as pessoas, condições para que tivessem a dignidade de poderem se sustar sozinhos, sem esmolas governamentais. (Que elas durassem só até o momento em que pudessem fazer isso sozinhas).

    Não compactuo com esse partido porque vejo em vídeos eles chamando a classe média de abomináveis, entre outros que não vale a pena comentar, criando e alimentando ódio entre classes sociais. E o resultado disso? Pessoas desistindo de continuarem sendo voluntárias.

    Se acredito que o outro partido era melhor? Não, nem pior nem melhor, apenas acredito que jamais teremos mudanças se não nos arriscarmos, por 12 anos vimos o resultado, então precisamos de gente nova no pedaço, e se não der certo? Após 4 anos elegemos outros e assim sucessivamente até acertarmos ...

    Enfim, tamos junto nessa, se vale de alguma coisa, quero pedir desculpas em nome de algumas pessoas ignorantes que vivem aqui no sul do país, pois acredite, nem todos sulistas são preconceituosos e arrogantes, mas infelizmente laranjas podres tem em todo lugar.

    Apenas posso sentir muito por tamanha ignorância que vejo nas redes sociais ...

    Abraços e carinhos,
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Minda... Você com certeza é um exemplo de que não são todos os sulistas que pensam pequeno. Também acredito que precisamos criar oportunidades para mudanças nesse país. Se o outro partido era melhor, por enquanto a gente não vai saber... Infelizmente.
      Concordo plenamente com você em tudo!
      Beijos, lindaaa!!

      Excluir
  2. Li tudo minha conterrânea, e bato palmas de pé para você sua bela colocação nesse post.
    Compartilho dos mesmos sentimentos, sobre a escolha de não votar no PT.

    Confesso que fiquei muito revoltada, mas preciso entender, que a escolha foi feita e cabe agora esperarmos por dias melhores.

    Admiro você ainda mais e sinto orgulho de conhecer você ( por enquanto) só no mundo virtual, mas logo quero te ver e dar um abraço forte!

    Bjos
    Danica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, eu também fiquei muitoooo revoltada! kkkkk... Mas, como tu disse, a escolha foi feita... Resta-nos esperar...
      Tu me deixa emocionada... rsrs... Siiimmm, vamos nos dar um forte abraço!
      Beijooss, linda!!

      Excluir
  3. Eu não votei no PT porque queria ver algo novo nos representando mas já que deu Dilma o jeito é engolir ..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Si! Qualquer coisa, a gente bota ela pra fora! rsrsrs
      Bjoosss!!

      Excluir
  4. Tudo que vc disse foi de uma coerência lúcida!!

    Vc deveria também escrever artigos desse tipo porque vc manda muito bem!!!

    Parabéns e Deus te abençoe!!

    xeroooo

    Te amo

    ResponderExcluir
  5. kkkk... Amiga, quem sou eu pra escrever artigos?? rsrsrs
    Tinha que ser minha amiga! kkkk
    Beijooosss!! I love you too!

    ResponderExcluir
  6. ufaaa, acabei de ler, mas gostei do post e concordo. Votei no Lula logo na minha primeira eleição aos 17 anos, fiz questão e adorei o governo dele... quando ele lançou o Fome Zero, eu e minha família precisamos. Nasci na periferia, morei até os 25 anos na periferia e agora, graças ao emprego da Embraer (meu marido está lá até hoje e eu tbm trabalhei lá), conseguimos melhorar um pouquinho de vida e ter plano de saúde, pq o que me dá mais medo é depender de novo do SUS... pq o particular já tá o caos, imagina SUS. E a educação então... quando fiz cursinho pre-vestibular pelo CUCA da Unesp, vi coisas que nunca tinha estudado no fundamental e no ensino médio. Deu medo, prestei vestibulares, mas não passei em nenhum, nem mesmo com a nota do Enem, mas fiz curso técnico e pra mim está otimo.
    Eu nunca tinha votado nulo, sentava em frente a tv com um caderninho e ia marcando os numeros dos candidatos com melhores propostas... infelizmente, não gostei de nenhum candidato, ou melhor, meu candidato morreu em um acidente (que será que foi acidente mesmo, desconfio de tudo nesse país) e votei nulo, pra não ficar com a consciencia pesada, caso o pais se afundar, se é que vc me entende. Ou votaria em Aécio, simplesmente pelo mesmo motivo que vc, por não concordar com o atual governo.
    mando muito bem Adna, adoro ler criticas tao bem colocadas. Parabens. bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e esqueci de falar ainda, dessa falta de respeito do povo... pra falar a verdade, esses discurso de ódio que algumas pessoas confundem com liberdade de expressão. Isso é o que mais me assusta nos tempos de hoje. bjs

      Excluir
    2. Verdade, Danny! De vez em quando é bom a gente desabafar assim, né? Enfim, vamos ver o que acontece com esse nosso país. Beijos, lindaaaaa!! E obrigada por se posicionar aqui, viu? Beijooss!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...