SFC: Jogando Para Vencer - Resenha

Comprei esse livro numa promoção da Livraria Cultura. Ele tava por cerca de R$ 15,00 e comprei junto com outros dois na linha de administração e empreendedorimo, porque esse é um assunto que me apetece deveras.

Quando o comprei, imaginei (pelo título) que ele fosse uma espécie de guia pra "ajudar" as pessoas a vencerem na vida. Depois descobri que não era bem assim...


Jogando Para Vencer é um livro que fala sobre liderança. Ele conta a filosofia de vida de John Wooden, "... conhecido como o treinador que levou o time de basquetebol da UCLA a 88 vitórias e à conquista de 10 campeonatos nacionais, sete deles em sequência.", de acordo com o próprio resumo do livro.

Nesta obra, o treinador fala sobre a importância da dedicação, amizade, lealdade, cooperação, entusiasmo, autocontrole, estado de alerta, iniciativa, constância, condicionamento, habilidade, espírito de equipe, postura, confiança, fé, paciência e bom caráter, para se ser um bom líder.

O treinador fala também de como é importante que o líder implante o espírito de equipe sobre os seus liderados, bem como que incite que cada um dos seus dê o máximo de si em favor da causa.

Mas atenção, líderes! Incitar que cada um dê o máximo de si em favor da causa, não é simplesmente jogar o trabalho na mão do cooperador e cobrar, cobrar, cobrar... depois pressionar, pressionar, pressionar, como muitos fazem por aí... (Hum... Tô de olho em você...). Incitar que cada um dê o máximo de si é dar condições para o seu liderado trabalhar; é você mesmo dar o exemplo de organização; de iniciativa; de entusiasmo. É você cooperar para que o liderado ofereça o melhor de si na resolução do problema. (Tá ligado na expressão: "me ajude a ajudá-lo"? Pois é... Justamente por aí que funciona o negócio).

Pra John, é dando sempre o máximo de nós mesmos em qualquer negócio que propusermos a fazer, que chegaremos longe. Aliás, para ele, a vitória não é o mais importante. O mais importante é o esforço empregado para obter a vitória.

Abaixo, um dos trechos que mais achei interessantes...


O livro tem uns espaços chamados de Lance Livre, onde são colocados comentários de Bernardinho, o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol.

E vou confessar que me decidi nessa compra principalmente porque vi o nome "Apresentação e Comentários de Bernardinho" na capa. Mas... mas... mas... Achei os comentários absolutamente desnecessários. Pra mim, foram mais uma encheção de linguiça do que qualquer outra coisa.

Inclusive, algumas outras partes do livro também foram uma encheção de linguiça (for me), pra ser uma pouco mais exata. Claro que o conteúdo é de uma importância vital para muitos líderes (inclusive, eu mesma conheço alguns para os quais gostaria de dar o livro de presente... rsrsrs), mas em certos trechos, eu via algumas repetições que não julguei necessárias. De repente, se a obra fosse mais enxuta, a leitura seria menos cansativa.

Não é que ele seja de leitura ruim não. Achei a escrita super fácil, aliás. Mas negócio é que o assunto já não é lá muuitooo agradável a todos os paladores, e ainda mais quando, volta e meia, você acaba retornando ao mesmo ponto... Aí, meu véi... chega um momento que sua paciência já não fica mais tão santa assim...

Pra quem também se interessa por liderança, recomendo. Acho que as ideias de John são bem válidas para gerentes, gestores, diretores, presidentes, componentes, mesmentes (mesmo sem saber o que é isso)...

Ficha Técnica:

Páginas: 169
Editora: Sextante
Autores: John Wooden e Steve Jamison
Capa: Brochura
Preço: R$ 14,99 (Promoção Livraria Cultura)

Abraços e Beijos!

Adna Maria.

6 comentários

  1. As vezes, pensa ... as vezes gosto de ler livros desse cunho pra dar um UP na vida, mas concordo quando ele é todo técnico num dado momento cansa, enche irrita etc. rsrs

    O bom desse tipo de leitura é que sempre da pra tirar uma coisinha pro dia a dia, mas concordo, tem de gostar demais e querer seguir carreira na área rsrs porque é algo tipo assim CHATO ...

    prestei atenção no que disse, e com certeza esse embora o título seja atraente, não vou nem passar pertinho dele rsrs

    Bjks Adna, bom final de semana!!!
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... Exatamente, Minda! O bom desse tipo de leitura, é que sempre dá pra você tirar um aprendizado ou outro... Beijoss!!
      lendoodia.com.br

      Excluir
  2. Quase nao leio, lindona!
    Mas depois dessa resenha com certeza nao iria ler esse livro, nada a ve comigo kkkk.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... Rê, ele não é tão ruim assim... rsrsrs... Beijos!!!

      Excluir
  3. kkkk eu tbm ja comprei um livro achando que era uma coisa e era totalmente outra diferente. E esses BLA BLA BLA que nao sao necessarios nos livros, affe né, fala serio, tbm nao gosto. Tem que pegar uma caneta marca texto e marcar só o que é importante rsrsrsrs. bjs adorei a resenha Adna.
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Danny, e quem marcou fui eu, viu? kkkkk
      Bjos!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...