Vamos Nos Cuidar?

Vou confessar que tenho certo problema em falar sobre Câncer... principalmente o de Mama. É algo que mexe demais comigo (inclusive, relutei antes de falar sobre isso aqui, já que prefiro não pensar o tempo todo no assunto, nem falar o tempo todo do assunto).
O caso é que minha avó materna morreu de Câncer, anos depois de ter feito mastectomia.
E no dia que minha mãe foi visitar um médico pra falar sobre os nódulos que ela mesma tinha no seio, a triste notícia foi que ela ou minha tia poderiam ter o mesmo problema da minha avó e que uma de suas filhas provavelmente teria o mesmo... caso não nos cuidássemos!

Como se não bastasse, algumas de minhas primas e uma tia por parte de pai também fizeram cirurgia de retirada de nódulo... E, na verdade, eu mesma já fiz pelo menos 3 ou 4, não me lembro bem, dessa mesma cirurgia... E minha irmã também!

Neste exato momento estou com mais 2 nódulos sólidos na mama esquerda e tenho feito acompanhamento médico semestral. Nenhum deles foi maligno... pelo que agradeço... E eu peço sempre a Deus que cuide de minha saúde, o que não me impede de sentir certo medinho sempre que vou ao mastologista... ou sempre que vou fazer uma ultrassonografia... ou sempre que vou fazer uma biópsia... ou citologia... ou quando vejo algum depoimento de Câncer de Mama na TV... ou quando alguém próximo está com esse problema. Esse temor vem em forma de um friozinho na espinha junto com o pensamento de que: "e se eu tiver que passar por isso?"... Oro a Deus que passe de mim esse cálice!

Porque acredito que O Grande Arquiteto caprichou na Criação, em toda a sua Perfeição...
Porque acredito que os seios são a moldura do nosso corpo, são a feminilidade da mulher (além de ser a primeira mamadeira de nossos filhos né? rsrsrs), são a nossa auto-estima (por isso, inclusive, tem tanta gente botando mais dele, ou tirando mais dele...)... 
Porque acredito que a saúde é o bem mais precioso que temos...
Porque acredito em tudo isso, prefiro ter os meus em seus exatos lugares! rsrs

Ao mesmo tempo, acredito serem guerreiras aquelas que já passaram pela cirurgia de mastectomia... E muitas conhecidas minhas já passaram por isso!

E acredito também que nenhuma mulher, em nenhum momento de sua vida, deseja, desejou ou desejará esse fel para si... (minha avó dizia que era um mal que ela não desejava ao pior inimigo).

Então, mulheres, quero aproveitar este momento, enquanto estão todos nessa campanha do Outono Rosa, para conclamar vocês à conscientização! 
Siiimmm... vamos nos tocar, 
vamos nos auto-examinar, 
vamos visitar, periodicamente, o médico... meeesmooo!! 
Primeira vez que fiz cirurgia de retirada de nódulo eu tinha 17 anos de idade. E foi me auto-examinando que descobri... Portanto, não deixe de fazer isso vez ou outra e, mesmo o fazendo, não deixe de frequentar seu mastologista regularmente... 

Afinal, mesmo admirando demais a lindaaa Angelina Jolie, acredito que ninguém queira passar pela mesma situação que ela passou né? E, nessa onda de acreditar que estou hoje, acredito também que nenhuma de nós queira estar nas estatísticas anuais da retirada de mama!

Então, meu bem... Vamos lá?! Afinal, se nós mesmas não fizermos por nós... quem o fará?!

Abraços e Beijos!

Adna Maria.
P.S: Hoooomeeennnsss, sabem que vocês também estão propensos a ter câncer de mama? Bora se mobilizar aí viu? Rã! Bjos!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...